Por Oliveira Lima
Campeonato Mineiro deste ano com regulamento diferente, atendendo ao número reduzido de datas do estrangulado calendário esportivo brasileiro, tem um grupo muito parelho na pontuação, o do Galo; outro destoante dominado por América e Athetic e o último, com o Cruzeiro sobrando. E pode sobrar mais ainda se vencer o clássico diante do América nesta quarta às 22 h no Estádio Independência. Pode até se classificar de forma antecipada e assumir a primeira colocação geral.
Para passar às semifinais, com duas rodadas de antecedência, precisa ganhar do América, mas antes terá que torcer para o Pouso Alegre não vencer em casa o Betim e o Aymorés não vencer o Tombense em Tombos. Betim e Tombense são favoritos. Conquistando hoje a sua antecipada classificação, Cruzeiro partiria rumo à posição de melhor colocado geral, o que lhe daria a condição de decidir a semifinal e final em casa, com sua torcida única. Ganhando do América assume a ponta do geral, já que o Athetic perdeu ontem para o Galo. Depois é só se manter na frente nos compromissos diante do Galo e do Democrata.
Pensando na sua classificação antecipada e como o seu principal adversário (O Galo) está no grupo de Betim e Tombense, o ganho pode ser duplo: classificação antecipada e ver o Atlético na dependência de resultados negativos de Betim e Tombense para se classificar. E como o penúltimo jogo desta fase é Cruzeiro x Atlético, bastaria o Cruzeiro ganhar o clássico de domingo para complicar ainda mais a vida do seu principal rival, em termos de classificação à reta final. Impediria o Galo de tentar o seu segundo hexa. A semana promete muitas emoções!