Por Oliveira Lima
Chegou ao fim a curtíssima passagem do atacante Dudu no Cruzeiro (esta a sua segunda pelo clube) que durou apenas 4 meses. Na tarde desta sexta feira, as partes se ajustaram para o distrato do seu contrato. Aliás um belíssimo contrato por sinal para Dudu. Aos 33 anos, 3 anos duração, recebendo 2 milhões de reais por mês. Lembrando que o Palmeiras lhe ofereceu ao final do ano passado apenas um ano de compromisso e um salário muito menor que o lhe ofereceu o Cruzeiro.
Há dois anos atrás Dudu liderava o Palmeiras , ganhando Brasileiro e Libertadores e até chegando à Seleção Brasileira. Veio a seríssima lesão no joelho, a mais grave da sua carreira, que o impossibilitou de jogador futebol por 1 ano completo. No meio do ano passado ele voltou à ativa, mas não conseguiu ser titular do Palmeiras de Abel Braga e Leila Pereira. Mandado para o banco de reservas, se indispôs com o seu treinador e com a presidente. Fechou acordo com o Cruzeiro, com ajuste financeiro entre Cruzeiro e Palmeiras e na última hora, mudou de ideia e não assinou o contrato.
Final de dezembro do ano passado, sem acordo por renovação contratual, deixou o Palmeiras finalmente veio para o Cruzeiro, ganhando muito bem e com contrato longo, embora já com 33 anos. Nascido no Cruzeiro em 2009. fica apenas 4 meses e sai por não aceitar a reserva, se indispondo com o técnico Leonardo Jardim, com o dono, Pedro Lourenço e com os companheiros. Ao não aceitar o banco chegou a pedir ao dono da SAF do clube, a demissão de Jardim.
Só neste período de crise, são quatro polêmicas: não aceitar a reserva, pedir a demissão de Jardim, dizer que o que lhe importa são só seus vencimentos financeiros no final do mês e ainda desmerecer o seu companheiro de clube, que ocupara o posto de titular dos 11 iniciais. Somando-se as duas polêmicas no Palmeiras em 6 meses, totaliza seis encrencas em um ano. Um ano no qual ele fez somente 2 gols.
O próximo destino de Dudu será mesmo o Galo, arquirrival do Cruzeiro. Bola ele tem para jogar e bem no Galo, mas o que se questiona é saber se no seu novo clube ele vai aceitar uma reserva(se isso um dia acontecer). Se vai se entregar 100% ao time, o que não aconteceu no Cruzeiro. Este comportamento interno e externo acompanha toda a carreira do atleta. Saiu do Cruzeiro na sua primeira passagem, com polêmica, sendo vendido ao Dínamo de Kiev da Ucrânia. Quando voltou ao Brasil, atuou no Grêmio e saiu por polêmica. Novamente vai ao Palmeiras e sai com polêmica e agora também com polêmica sai do Cruzeiro. É muita “polêmica” em tão pouco tempo.