O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e conquistou uma grande vitória pela Copa Sul-Americana. Com mais de 55 mil vozes no Mineirão, o Cabuloso contou com a força da Nação Azul nas arquibancadas para buscar o triunfo no difícil jogo contra a Universidad Católica (EQU). O gol anotado pelo atacante Rafa Silva, já aos 35 minutos da segunda etapa, fez o Mineirão explodir e sacramentou a vitória celeste por 1 a 0. O bom resultado na rodada final da fase de grupos garantiu a 1ª colocação e a classificação direta às oitavas de final da Sul-Americana.
O confronto direto com a Universidad Católica (EQU) começou com o Cruzeiro tentando transpor o sistema de marcação do adversário, já que a Católica jogava pelo empate no Mineirão. Na primeira etapa, o time celeste conseguiu criar bastante pelas pontas com os atacantes Álvaro Barreal e Gabriel Veron. A primeira boa chance aconteceu com Veron, que foi titular nesta noite. O atacante recebeu bom passe pelo lado direito da área e tentou o chute cruzado, mas não foi feliz.
Na sequência, a Católica também teve sua chance em contra-golpe que terminou com um chute cruzado de dentro da área, mas a bola resvalou providencialmente em Zé Ivaldo e saiu. Já na parte final do primeiro tempo, após uma retomada de bola pela equipe celeste, Rafa Silva recebeu belo passe de Veron e chutou forte, mas o chute cruzado saiu pela linha de fundo. Ainda deu tempo para mais uma grande chance para o Cabuloso. Novamente Veron fez boa jogada ao tabelar com William e servir Matheus Pereira, que se posicionou no centro da área. O camisa 10 celeste tentou a finalização de pé direito, mas a bola foi por cima do gol.
Ainda no primeiro tempo, após um bom ataque celeste, a Universidad Católica ficou com o rebote e conseguiu um lançamento longo que se transformou em um perigosíssimo contra-ataque. Mas o goleiro Anderson se agigantou e fez uma ótima defesa para manter o placar zerado.
O segundo tempo começou com o Cruzeiro quase marcando um golaço. Após uma construção ofensiva pelo lado esquerdo, Matheus Pereira completou uma bola alçada para a área com uma linda bicicleta, mas o goleiro da Católica fez espetacular defesa impedindo o gol de placa.
No decorrer da segunda etapa, o Cruzeiro foi empurrado pela Nação Azul, que seguia incentivando nas arquibancadas. E o gol saiu! Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, Zé Ivaldo conseguiu ganhar dos marcadores pelo alto e cabecear; o goleiro da Católica defendeu parcialmente, mas o centroavante Rafa Silva estava ligadíssimo e não perdoou, pegando o rebote e imediatamente finalizando para o fundo das redes. Cabuloso na frente!!!
Na reta final, a Católica tentou reagir. Em um chute de longe, Anderson se esticou e fez mais uma defesa importante para o Cruzeiro. Porém, nos minutos seguintes, o goleiro adversário foi o melhor jogador em campo, impedindo o time celeste de matar a partida. Após uma cobrança de escanteio, o goleiro fez duas defesas milagrosas em cabeceio de João Marcelo e chute de Vitinho e ainda viu a bola explodir na trave no mesmo lance! Depois, o arqueiro da Católica ainda protagonizou defesa à queima-roupa após chute de Rafa Silva, que finalizou após belo passe em profundidade de Matheus Pereira. Com isso, a vitória estrelada foi mesmo com gol único.
Com o triunfo, o Cruzeiro, que já estava classificado para a etapa de mata-mata da Sul-Americana, evita a 2ª colocação que levaria a um play-off contra algum dos times eliminados da Copa Libertadores. Como alcançou a liderança do grupo, o Cabuloso está garantido diretamente nas oitavas de final a ser disputada no mês de agosto. Além de avançar uma fase a mais, o elenco celeste também terá o benefício de se dedicar exclusivamente ao Campeonato Brasileiro nos próximos meses. Pelo Brasileirão, o Cruzeiro volta a campo no domingo, às 18h30, quando enfrentará o São Paulo no MorumBIS.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1×0 Universidad Católica (EQU)
MOTIVO: Conmebol Sudamericana – Grupo B – Rodada 6DATA: 30/05/2024LOCAL: Mineirão, em Belo HorizonteÁRBITRO: Maximiliano Ramirez (CONMEBOL/ARG).ASSISTENTES: Juan Belatti (CONMEBOL/ARG) e Daiana Milone (CONMEBOL/ARG).ÁRBITRO DE VÍDEO: Antonio Garcia (CONMEBOL/URU).GOLS: Rafa Silva, aos 35min do 2ºT (Cruzeiro).CARTÕES AMARELOS: José Fajardo (Universidad Católica).CRUZEIROAnderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Vitinho), Álvaro Barreal (Robert) e Rafa Silva.
Técnico: Fernando SeabraUNIVERSIDAD CATÓLICA (EQU)Rafa Romo; Gregori Anangonó (Aron Rodríguez), Fausto Grillo, Gustavo Valecilla e Layan Loor; Clavijo (Cifuente), Kevin Minda e Luciano Nieto; Mauro Díaz (Kevin Quevedo), Ismael Díaz e José Fajardo (Luis Castillo).
Técnico: Jorge Célico————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro