O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste sábado, e conquistou um bom resultado na luta pelo título do Campeonato Mineiro. Na Arena MRV, o time celeste encarou seu maior rival e buscou um empate heroico. Após levar dois gols logo no primeiro tempo, os comandados do técnico Nicolás Larcamón demonstraram persistência e reagiram na segunda etapa, conseguindo empatar o jogo. A partida de ida da final do estadual terminou com o 2 a 2 no placar e, assim, o título será decidido na finalíssima no Mineirão.
O primeiro tempo no estádio do rival começou com o Cruzeiro tendo a primeira chance. Pouco depois do apito inicial, o time celeste sofreu uma falta na intermediária. Matheus Pereira cobrou, mas a bola passou por cima da meta atleticana. Na sequência da primeira etapa, porém, o rival foi superior e conseguiu explorar os erros do Cruzeiro.
Aos 7 minutos, em lance individual pelo lado esquerdo, o zagueiro Bruno Fuchs conseguiu passar por dois marcadores cruzeirenses e chutou cruzado, vencendo o goleiro Rafael Cabral. Atlético na frente. Nos minutos seguintes, o rival manteve-se superior e ampliou o placar. Aos 25, Hulk recebeu lançamento em profundidade e balançou as redes após driblar o goleiro celeste.
O Cruzeiro teve dificuldades para reagir no decorrer do primeiro tempo. O rival criou chances perigosas para até ampliar um placar já bastante negativo para o time celeste. Dessa forma, o adversário foi para o intervalo com a vitória parcial.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com outra postura. Logo aos 3 minutos, Filipe Machado roubou a bola na intermediária e tocou para Juan Dinenno. O centroavante celeste fez o passe para Matheus Pereira, que penetrava a área tentando se livrar da marcação, mas os zagueiros do Atlético bateram cabeça na tentativa do corte; Bruno Fuchs chutou em cima de Jemerson, e a bola morreu no fundo do gol!
Com o gol contra, o ambiente do estádio mudou completamente e, pouco a pouco, o Cruzeiro começou a controlar o jogo. Melhor taticamente, o time celeste conseguia construir e ocupar o último terço do campo, algo que pouco havia acontecido na primeira etapa.
Aos 33 minutos, veio a chance de ouro do empate. Marlon lançou em profundidade, ainda do campo de defesa, e encontrou Matheus Pereira com liberdade. Marcado apenas por 1 defensor, o camisa 10 celeste tomou a dianteira e penetrou a área, mas acabou perdendo o timing do chute e foi desarmado no último momento.
Mas o Cabuloso não desistiu de reagir. Na reta final da partida, o time celeste conseguiu encontrar brechas na marcação atleticana. Aos 44, após boa jogada de João Marcelo, Matheus Pereira bateu forte da intermediária e viu a bola passar muito perto. No minuto seguinte, em mais uma boa trama, William cruzou fechado e viu a bola explodir no travessão e sair.
Mas aos 49 minutos, já no apagar das luzes, o esforço e boa atuação do Cruzeiro na segunda etapa foram recompensados. João Marcelo, atuando como um ala nos momentos de posse, recebeu o passe e visualizou Juan Dinenno dentro da área. O zagueiro fez um cruzamento primoroso, na medida para o centroavante fuzilar de cabeça e empatar o superclássico! Reação do Cabuloso e 2 a 2 alcançado!
Com o empate, o Cruzeiro mantém a vantagem obtida graças a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Mineiro. No próximo domingo, às 15h30, no Mineirão, haverá o dérbi decisivo pelo título estadual. Uma vitória ou um novo empate, por qualquer placar, garantirá a conquista celeste.
Entretanto, antes da finalíssima do Mineiro, o Cruzeiro dividirá seus esforços com a estreia da Copa Sul-americana. Na quinta-feira, o Cabuloso jogará em Quito, no Equador, enfrentando a Universidad Catolica pela 1ª rodada do grupo B da competição. A partida na altitude de Quito está marcada para 21h (horário de Brasília).
FICHA DA PARTIDA: Atlético-MG 2×2 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Mineiro – Final (ida)DATA: 30/03/2024LOCAL: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)ÁRBITRO: Felipe Fernandes de Lima.ASSISTENTES: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira.ÁRBITRO DE VÍDEO: Emerson de Almeida Ferreira.GOLS: Jemerson [contra], aos 3min do 2ºT, e Juan Dinenno, aos 49min do 2ºT (Cruzeiro) / Bruno Fuchs, aos 7min do 1ºT, e Hulk, aos 25min do 1ºT (Atlético-MG).ASSISTÊNCIA – CRUZEIRO: João Marcelo, aos 49min do 2ºT.CARTÕES AMARELOS: Lucas Romero, Marlon, Matheus Pereira, Neris, Filipe Machado e Juan Dinenno (Cruzeiro) / Igor Gomes, Mauricio Lemos, Hulk e Battaglia (Atlético-MG).CRUZEIRORafael Cabral; João Marcelo, Neris e Lucas Villalba (Zé Ivaldo); William, Lucas Romero (Lucas Silva), Filipe Machado (José Cifuentes), Matheus Pereira e Marlon (Álvaro Barreal); Arthur Gomes (Mateus Vital) e Juan Dinenno.
Técnico: Nicolás LarcamónATLÉTICO-MGEverson; Mauricio Lemos (Mariano), Bruno Fuchs e Jemerson; Saravia (Alan Franco), Battaglia, Zaracho (Alisson), Igor Gomes (Edenílson) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk (Gustavo Scarpa).
Técnico: Gabriel Milito————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro