O Cruzeiro está preparado para iniciar mais uma jornada na Copa do Brasil. O Hexacampeão tem seu primeiro desafio marcado para esta quarta-feira na cidade de Sousa, na Paraíba. Contra o time de mesmo nome do município, o Cabuloso buscará estrear com o pé direito no torneio nacional. A partida única da 1ª fase está marcada para 19h15 no estádio Marizão.
O time comandado por Nicolás Larcamón chega para a partida da Copa do Brasil em meio a compromissos como visitante no Campeonato Mineiro. Horas depois de vencer o Democrata, em Governador Valadares, pela 6ª rodada do estadual, a delegação celeste iniciou a logística para a ida à Paraíba.
O retorno do leste de Minas aconteceu na manhã de segunda-feira. Já em Belo Horizonte, houve apenas o almoço antes do embarque para Campina Grande, cidade paraibana onde o Cabuloso realizou o treinamento único de preparação para o compromisso de estreia na Copa do Brasil.
Após a chegada em Campina Grande no fim da tarde de segunda, o Cruzeiro realizou o treino, na manhã dessa terça, no CT Serra Branca. Em seguida, a delegação pegou estrada rumo à Sousa.
Dentre os relacionados, o Cruzeiro ganhou reforços no grupo que venceu o Democrata-GV no domingo. O lateral-esquerdo Marlon, o volante Lucas Romero e o meia Matheus Pereira, que estavam suspensos do compromisso pelo estadual, se juntaram à delegação na viagem para a Paraíba.
Outras novidades foram os retornos do volante Lucas Silva e do atacante Robert, preservados da partida do último domingo devido a um trauma no tornozelo direito e a um mal-estar, respectivamente.
Além da vitória no primeiro compromisso fora de casa na semana, o Cruzeiro não teve novas baixas por ordem médica na partida contra o Democrata-GV. Portanto, o técnico Nicolás Larcamón poderá contar com o elenco quase completo para a estreia da Copa do Brasil.
No departamento médico, seguem em tratamento os seguintes atletas: o volante Fernando Henrique, com uma lesão muscular na coxa direita; o lateral-esquerdo Kaiki, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante o Torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira; o atacante Gabriel Veron, que passou por cirurgia no pé direito por conta de um trauma no local; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
O defensor Lucas Villalba e o meio-campista José Cifuentes, contratações recém-anunciadas, já treinam normalmente na Toca da Raposa 2. Os atletas passam pela regularização de documentação burocrática para inscrição no BID da CBF e vêm aprimorando a parte física nesta semana.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO NA PARAÍBA
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro terá seu confronto inédito contra o Sousa-PB. Contudo, o time celeste já esteve na Paraíba em sete outras ocasiões e tem um retrospecto favorável no estado nordestino. Até hoje, o Cabuloso disputou sete partidas em solo paraibano, vencendo quatro delas, empatando duas e sendo derrotado apenas uma vez. Ao todo, 13 gols foram anotados pelo ataque estrelado e 3 gols foram sofridos pela equipe.
Os adversários nessas partidas foram o Botafogo-PB (quatro jogos), Campinense (dois jogos) e Treze (um jogo).
Além de enfrentar o Sousa-PB pela primeira vez, o Cruzeiro também atuará de forma inédita no estádio Marizão, local do duelo desta quarta.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO NA COPA DO BRASIL
Maior campeão da história da Copa do Brasil, o Cruzeiro acumula conquistas e vitórias grandiosas na principal competição de mata-mata do país. Desde o início do torneio, em 1989, o Cabuloso soma oito finais disputadas, erguendo o troféu em seis ocasiões.
Outra façanha do Rei de Copas é ser o único clube a conseguir a dobradinha de títulos em anos consecutivos, feito alcançado em 2017-2018, quando faturou o penta e o hexacampeonato, respectivamente.
Ao longo de 27 participações, o Cruzeiro acumula 180 partidas de Copa do Brasil. O time celeste soma 88 vitórias, 49 empates e 43 derrotas ao todo, resultando em um aproveitamento de 58%. A média de gols marcados é de 1,82 gol/jogo, enquanto a de gols sofridos fica em 0,98 gol/jogo.
No ano passado, o Cruzeiro entrou na Copa do Brasil já diretamente na 3ª fase, benefício garantido pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B em 2022. O time seguiu na competição até as oitavas de final, fase em que foi superado pelo Grêmio.
INGRESSOS
O torcedor celeste poderá apoiar o Cruzeiro no setor visitante do Marizão. Os ingressos estão sendo vendidos de forma online e também nas bilheterias do estádio. Os preços cobrados para o setor destinado à Raposa são de R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia).
CLIQUE AQUI para adquirir seu ingresso para a partida da 1ª fase da Copa do Brasil.
CONFRONTO: Sousa-PB x CRUZEIRO
DATA: 21/02/2024HORÁRIO: 19h15MOTIVO: Copa do Brasil – 1ª faseLOCAL: Estádio Marizão, em Sousa (PB)>> RETROSPECTO: Cruzeiro na Copa do Brasil180 jogos (88 vitórias, 49 empates e 43 derrotas)327 gols marcados / 177 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro