O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste sábado, e somou um ponto em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o time celeste saiu atrás do placar, mas com gol do lateral Wesley Gasolina, empatou por 1 a 1 contra o Athletic. Durante o jogo, a Raposa precisou lidar com a situação de ter dois atletas expulsos no segundo tempo, o que prejudicou a busca pela segunda vitória na competição estadual.
A partida na Arena do Jacaré começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa de atacar em busca do primeiro gol. Aos 7 minutos, em boa oportunidade de falta frontal à área, Matheus Pereira foi para a cobrança e bateu com perigo, exigindo defesa importante do goleiro adversário. No decorrer do primeiro tempo, o time celeste oscilou momentos de domínio sobre o Athletic, mas também teve o ritmo diminuído em alguns momentos.
Aos 34 minutos, em ótimo lançamento do zagueiro Zé Ivaldo, Robert partiu em velocidade pelo corredor direito e chutou cruzado, mas a bola infelizmente passou ao lado do gol do Athletic. O time de São João del Rei teve sua chance de abrir o placar três minutos depois, em cruzamento pelo lado direito que encontrou o atacante dentro da área. Mas Rafael Cabral estava atento e espalmou o cabeceio para fora.
No finzinho da primeira etapa, Matheus Pereira mostrou novamente que iniciou a temporada 2024 com os pés muito calibrados. Em nova cobrança de falta, desta vez na ponta direita, ele bateu direto para o gol, buscando o ângulo, e viu o goleiro do Athletic se esticar todo para salvar seu time. Desta forma, as equipes foram para o intervalo com o placar zerado.
No segundo tempo, o time visitante se lançou ao ataque e conseguiu dar trabalho à defesa celeste. Aos 5 minutos, após escapada pelo lado esquerdo, o Athletic quase balançou as redes, mas Rafael Cabral se agigantou perante o atacante do Athletic e salvou a meta celeste. No entanto, no minuto seguinte, em novo ataque da equipe de São João del Rei, o chute disparado da entrada da área acabou desviando no braço direito do atacante Dinenno. Apesar do árbitro não ter visto a infração de imediato, o VAR o acionou e, assim, foi marcado pênalti para o Athletic. O atleta Jonathas foi para a cobrança e converteu, aos 9 minutos, colocando o time adversário à frente do placar.
O Cruzeiro respondeu aos 11 minutos, em bola trabalhada por Arthur Gomes com finalização de Dinenno, mas o goleiro do Athletic defendeu. Na sequência da segunda etapa, o técnico Nicolás Larcamón promoveu alterações na equipe. O time celeste cresceu de produção e conseguiu empatar a partida. O lateral Wesley Gasolina, que entrara em campo minutos antes, interceptou bem um rebote da defesa adversária, penetrou a área e disparou um chute cruzado perfeito, vencendo o goleiro e balançando a rede para o Cabuloso.
Com o gol de empate aos 29 minutos, o Cruzeiro pressionou o Athletic em busca da virada. Porém, minutos depois, a partida teve uma forte reviravolta quando Wesley Gasolina foi expulso. Após uma disputa de bola e entrada atrasada atingindo o atleta adversário, o árbitro aplicou o cartão amarelo ao lateral cruzeirense. Mas o VAR prontamente questionou a marcação, e o árbitro voltou atrás, decidindo, então, pela aplicação do cartão vermelho.
Apesar da expulsão, o Cruzeiro tentou buscar a vitória mesmo com 1 atleta a menos. Contudo, o árbitro promoveu mais uma expulsão ao aplicar o segundo cartão amarelo para o zagueiro Neris, já no tempo de acréscimos. Com apenas 9 atletas em campo nos minutos finais, o time celeste mostrou valentia para sustentar ao menos o empate até o apito final.
Com o empate, o time comandado por Larcamón soma 4 pontos em dois jogos. Após as duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro nesta semana, o Cruzeiro terá os próximos dias livres para preparação visando ao primeiro clássico contra o Atlético Mineiro nesta temporada. No próximo sábado, às 19h30, o Cabuloso irá até a arena do rival para o duelo da 3ª rodada do estadual.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1×1 Athletic
MOTIVO: Campeonato Mineiro – 2ª rodadaDATA: 27/01/2024LOCAL: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)ÁRBITRO: Vinicius Gomes do Amaral.ASSISTENTES: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Pablo Almeida Costa.ÁRBITRO DE VÍDEO: Emerson de Almeida Ferreira.GOLS: Wesley Gasolina, aos 29min do 2ºT (Cruzeiro) / Jonathas, aos 9min do 2ºT (Athletic).CARTÕES AMARELOS: Zé Ivaldo, Juan Dinenno, Neris e Matheus Pereira (Cruzeiro) / Yuri, Danilo Cardoso, Luiz Henrique e Edson Miranda (Athletic).CARTÕES VERMELHOS: Wesley Gasolina e Neris (Cruzeiro).CRUZEIRORafael Cabral; William (Wesley Gasolina), Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Japa), Robert (Rafa Silva) e Juan Dinenno (João Pedro).
Técnico: Nicolás LarcamónATHLETICJefferson Luis; Ynaiã, Danilo Cardoso, Edson Miranda e Yuri; Diego Fumaça (Luciano), Wallisson (Rafael Conceição) e David Braga (Luiz Henrique); Welinton Torrão (Robert Santos), Jonathas (Daniel Amorim) e Douglas Silva.
Técnico: Rodrigo Santana————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Staff Images