Por Oliveira Lima
O chamado “Trio de Ouro” do futebol brasileiro acaba de ser “desfeito”. O domínio começa em 2019 com o fantástico Flamengo de Jorge Jesus, que leva o Brasileirão e Libertadores no mesmo ano, algo que ninguém havia conseguido. O Palmeiras ressurgido pelas mãos do presidente Paulo Nobre vai fazer história também, ganhando as duas, mas em anos diferentes. O terceiro elemento é o Atlético Mineiro, que em 2021 vira sensação ao ganhar o Brasileirão e Copa do Brasil.
Pronto: a partir daí quem manda no Brasil e na América é o trio brasileiro composto por Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, que de tornam favoritos a ganhar tudo: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Flamengo e Palmeiras dominaram a Libertadores, por 4 anos seguidos, até ano passado e o trio domina o Brasileirão desde 2018, que dura 5 anos. Já na Copa do Brasil, cada um ganhou um caneco, ou seja, levam 3 títulos dos últimos 4 disputados. O domínio é total.
Chegou 2024! ne acabou o “trio” dominante. Palmeiras está fora da Copa do Brasil, derrubado pelo Flamengo. Caiu na Libertadores pelo Botafogo. Briga pelo Brasileirão, hoje em 3º lugar há 4 pontos do líder Fortaleza. O Galo está fora da possibilidade de ganhar o Brasileirão, pois tem 18 pontos atrás da liderança, mas ainda segue na Liberta e Copa do Brasil. Dos três, somente o Flamengo esta nas três competições: Libertadores enfrentará o Penarol; Copa do Brasil terá o Bahia e no Brasileirão ocupa a 4ª colocação, 4 abaixo do líder.
É um Flamengo ainda claudicante sob comando de Tite, que perdeu Cebolinha por lesão, mas trouxe de volta Michael, mostrando a sua força financeira. Único que pode ganhar as três competições. Palmeiras ficou na obrigação de levar o Brasileiro, enquanto o Galo precisa brigar contra o Flamengo para levar Libertdores ou Copa do Brasil. O trio está desfeito, mas podem levar(cada um)) todas as competições.