Por Oliveira Lima
Corinthians, com nova diretoria esbanja dinheiro(e só Deus sabe como), lidera disparadamente o ranking de gastos nas compras de jogadores neste início de ano. Na aquisição de 6 reforços torrou nada mais nada menos que 122 milhões de reais, bem longe do 2º colocado, o Flamengo, que gastou 79 milhões e Palmeiras com 77,5. E quem mais contratou foi o Vitória, recém acessado `a série A, com 14 nove atletas, e sem divulgar valores gastos.
Mas o que chama mais atenção, foi o movimento do Flamengo, o clube mais rico da América do Sul e do Galo. Ambos contrataram apenas 1 jogador cada, com o Flamengo quebrando o record sul-americano na compra de um jogador. Pagou 79 milhões de reais ao River Plate pelo meia De La Cruz. E quem mais trouxe apenas um jogador foi o Galo, Gustavo Scarpa, por um valor bem mais baixo do que o Fla; 27 milhões ao futebol inglês.
E se levarmos em consideração a média destas compras(5,540 milhões) a cada jogador, os valores de Fla e Galo foram fora da curva, principalmente o Flamengo. Mas é que De La Cruz é cracasso e vale a grana. Galo fez negócio muito bom; Scarpa por 27 milhões ficou barato. As outras 109 contratações ficam longe destes dois craques. Em tempo a se destacar: Everton Ribeiro no Bahia: Savarino no Botafogo: Renato Augusto no Flu; Soteldo no Grêmio e Borré no Inter também chamaram a atenção.
De qualquer maneira, é bom o movimento de transação no futebol brasileiro, pois por aqui se negocia o chamado restoio, ou seja, as sobras de quem não foi para a Europa ou o “mundo árabe”. Como Fla e Galo entram com elencos praticamente prontos para 2024, De La Cruz e Scarpa resolvem.