Campeonato Brasileiro de 2023 já está na história. É o melhor desde 2006, quando se estabeleceu o critério de 20 times, a ordem mundial para o sistema de pontos corridos. Nunca tivemos uma reta final com tanta emoção, tanto na parte alta quando na parte baixa. É que temos mais times brigando contra última vaga do rebaixamento do que times que lutam pelo título.
É que temos 8 times contra 1 vaga para a Série B do próximo ano, contra 6 que querem o título. E dentre esses 8, uns estão de boa, outros na podre. De boa no momento, pode se considerar São Paulo e Corinthians com 47, com o Corinthians já vencendo e enterrando o Vasco. Os demais ainda vão jogar nesta antepenúltima rodada. Caso vençam seus jogos, Fortaleza, Cruzeiro, Santos se aliviam para as duas rodadas finais. Se perderem, podem se complicarem. Como o Bahia ainda vai jogar, a podre fica com o Vasco, que jogou e perdeu para o Corinthians.
Estamos falando em 47 que ainda não é matemático em termos de salvação. Aí entra o “Rebaixamento Histórico”. Podemos ter um time caindo com a maior pontuação até agora. Como a régua de corte sempre foi a média de 44 pontos, mais 1 dos clubes pela super-garantia, 45 virou universal. Apenas uma vez um time caiu com 45, o Coritiba em 2009. E seguramente este número será superado este ano. Vamos aguardar!
Por Oliveira Lima