Por Oliveira Lima
O Campeonato Mineiro há anos é o mais curto do Brasil, mas o deste ano é o menor da história dos “Estaduais”. Apenas 12 rodadas, com a fase classificatória composta em 8 rodadas e com cara de “Copa do Mundo, pois qualquer vacilo é fatal até mesmo para time grande. O Galo por exemplo dificilmente chegará à condição de 1º colocado geral, pois tropeçou, perdendo 8 pontos em 18 que disputou.
Estão em jogo nesta primeira e curta fase: 4 vagas às semifinais, sendo uma entre os segundos colocados: 4 vagas ao Troféu Inconfidência, que da vaga à Copa do Brasil do ao que vem e 3 vagas indesejadas ao “Triangular da Morte”, que vai aponta o vencedor como salvo do rebaixamento. Com apenas 8 jogos para cada time, tem times que hoje brigam nas três situações: É incrível como Athetic com 10 pontos e o Vila com 8 podem participarem das semifinais ou do Troféu Inconfidência ou até mesmo do Triangular da Morte. Brigam hoje pelo título e ao mesmo tempo para não serem rebaixados. E mais incrível ainda: só faltam duas rodadas!
A BRIGA PELAS VAGAS PARA AA SEMIFINAIS COMO PRIMEIRO DOS GRUPOS: Hoje Cruzeiro, Atlético, América como primeiros dos grupos e o Tombense, como melhor segundo geral. Acontece que no grupo A, Cruzeiro tem 1 ponto só a mais que o Tombense. Já no grupo B, o Galo tem só 2 pontos sobre o Vila Nova e o Pouso Alegre pode chegar também. Já no grupo C o América sobra, com alguma chance para o Athetic.
ULTIMA VAGA ÁS SEMIS, PELO SEGUNDO COLOCADO GERAL; Tombense com 12, Athetic com 10, Villa com 8 pontos.
TROFEU INCONFIDENCIA; Todos que disputam o segundo melhor geral
TRIANGULAR DA MORTE; Todos acima, exceto o Tombense, mais ainda Ipatinga, Democrata, Uberlândia, Pouso Alegre, Itabirito, Athetic e Vila.
É pior que Copa do Mundo!