Por Oliveira Lima
Teremos neste sábado as 16;30h, a última rodada do Campeonato Mineiro, em sua fase classificatória. Resta uma das 4 vagas às semifinais (praticamente na mão do Galo), duas vagas das 3 do Triangular da Morte e três das 4 vagas à Taça Inconfidência. O Campeão sairá das semifinais, Quem ganhar a Taça Inconfidência tem vaga na Copa do Brasil do ano que vem e quem ganhar o Triangular da Morte se salva do rebaixamento.
SEMIFINAIS
Serão em dois confrontos de ida e volta. Os vencedores farão as finais, também em dois jogos. Passam à esta fase apenas o 1º colocado de cada um dos tres grupos e mais o melhor 2º colocado geral, que na prática ocupa a vaga de um 4º colocado. Para a formação da tabela considera-se a pontuação geral, independente dos grupos. Sendo assim: 1º x melhor 2º geral e 2º x 3º, com o 1º e 2º jogando por empates nos pontos e saldo de gols e ainda decidindo em casa. Já estão classificados: Cruzeiro, América e Tombense. O Galo é uma mera questão numérica.
TAÇA INCONFINDENCIA
Jogarão em semifinal e final, os times que ficarem de 5º ao 8º lugares (5º x 8º e 6º x 7º) com vantagem de empates para o 5º e 6º e assim também na final. Este mini-torneio vai aponta o último mineiro na Copa do Brasil do ano que vem. Athetic classificado. outras três vagas, mais perto de Patrocinense, Villa e Itabirito.
TORNEIO DA MORTE
Um triangular direto entre os três últimos colocados da fase classificatória, independente de grupo. Poderia ser chamado também de “Triangular da Ressurreição” do time que vencê-lo, os outros dois cairão à 2ª divisão. Sendo assim serão três torneios em um só campeonato. E como diz aquele famoso locutor esportivo: “Vai ter emoção até o fim”