Por Oliveira Lima
Campeonato Mineiro chega à sua reta final da fase classificatória com todos os jogos nesta quarta-feira às 19:45 h, na 8ª rodada, a última deste chamado “tiro curto”, atendendo à um calendário cada vez mais exprimido do futebol brasileiro. E os chamados times grandes sofrendo por conta de terem que jogar durante suas pré-temporadas. Pra se ter uma ideia, Cruzeiro e Atlético teriam que ter terminado suas “pré-temporadas” exatamente no ultima dia 9, quando se enfrentaram. Tiveram apenas uma semana de preparação e roubaram deles 3 semanas, quando tiveram que jogar 9 jogos, inclusive duas veze entre si.
Os demais times fizeram suas pré-temporadas normalmente, e muitos prontos desde de novembro do ano passado. Exatamente neste cenário que a última rodada vai definir três vagas semifinais (Cruzeiro já classificado antecipadamente) e as duas indesejadas vagas ao rebaixamento. Dos 12, Cruzeiro, Uberlândia, Itabirito e Democratas já definidos nos seus objetivos. O restante briga por algo hoje.
SEMIFINAIS
Três vagas para cinco times. Grupos A e B e mais o melhor segundo colocado esperam por Tombense, Atlético, Athetic, América e Betim. Desses cinco, três estão na briga pela liderança do grupo A. Tombense depende só dele contra o Villa Nova, e seria também primeiro colocado geral, decidindo tudo em casa. Já o Galo que pega o já resolvido Itabirito, ganhando garante sua vaga como melhor segundo geral, mas se o Tombense não vencer, Galo ficaria como primeiro do grupo e melhor geral. Já o Betim, que pega o Athetic, tem que ganhar e ainda secar Galo e Tombense. O Betim precisa vencer o Athetic e nem Galo, nem Tombense podem vencer. Betim ainda pode ir como 2º melhor, mas o Galo ou Tombense não podem vencer.
No Grupo B, quem tem vantagem de depender só de si é o Athetic, bastando vencer o Betim. Já o América precisa ganhar do Aymorés e ainda secar o Athetic. E um dos dois poder chegar via 2ª colocação, mas quem estiver no rupo A não pode chegar.
REBAIXAMENTO
Pelo saldo de gols, Itabirito e Democrata estão salvos do rebaixamento. A bronca vai ficar mesmo para Villa, Pouso Alegre e Aymorés. São duas vagas esperando por eles. Aymorés só depende de si, tendo o América pela frente. Villa tem que vencer o Tombense, mas Aymorés e Pouso Alegre não podem ganhar. O Pouso Alegre pega o Uberlândia, ganhando torce para o Aymorés não vencer o América.
Dos doze, quatro estão resolvidos: Cruzeiro, Uberlândia, Itabirito e Democrata. Os oito restantes brigarão por cinco vagas: três das semis e duas do rebaixamento. Campeonato de tiro curto com pressões e consequências perigosas e longas.