Essa é a grande pergunta que se faz hoje, após o Botafogo perder em casa para o mediano time do Cuiabá por 1×0. E a resposta é bem simples: “Meus amigos!” como diria o saudoso João Saldanha, o homem que formatou o time do Brasil para a Copa de 70, ex-técnico do próprio Botafogo, jornalista esportivo, comentarista de rádio e um dos maiores amantes do futebol, ´esmo muito simples.
A conta é simples. Para um time chegar ao título do Campeonato Brasileiro será preciso chegar a 74 pontos, mas os clubes falam em 75. na realidade 74 vai dar!Ao Botafogo lidera com 59 pontos, precisando de mais 15 para bater campeão, ou seja: ganhar 5 jogos dos 9 restantes.
Dura é a vida do Bragantino que assim como o Fogão tem um jogo a mais pra fazer. Mais dura ainda é a do Palmeiras, 1 ponto acima do Braga, mas já fez 30 jogos.
A conta do Bragantino: ganhar 7 jogos e empatar mais 1 em 9 jogos.
A conta do Palmeiras; ganhar 7 jogos em 8 restantes.
Matematicamente, a vida do Botafogo tá mais doce.
O problema é contornar a cabeça dos jogadores que entrou em parafuso. O trabalho é psicológico! E é claro achar de novo um pouco do futebol jogado no turno, que foi perfeito. No returno o Botafogo faz apenas a 10ª campanha com 12 pontos. Para se ter uma ideia, no returno o Vasco, que briga para não cair, fez 24. E o que assusta o Fogão é o Bragantino, melhor campanha na dobra com 20 pontos ganhos. E que tal o Botafogo entender que dia 12 de novembro, se não perder o confronto direto contro RB Bragantino, levanta praticamente o título com antecedência.
Em suma e em resposta: É difícil o Botafogo perder o título. Se isto acontecer será a maior “entregada” da história dos pontos corridos. “Muito simples, como diria João Saldanha.
Por Oliveira Lima