Por Oliveira Lima
A Copa America vai começar no dia 20 de junho, confronto do grupo A entre Argentina x Canadá em Atlanta e vai terminar em 14 de julho, data da final em Miami, durando então pra mais de um mês entre a chegada dos jogadores às suas seleções e suas voltas. O impacto no Brasileirão é direto, pois 14 times dos 20 da Série A terão desfalques para as diversas seleções que irão à Copa América. Serão 10 rodadas sem seus principais jogadores, o que significa 26% do total das 38 rodadas do Brasileirão.
Quatorze times, 29 atletas fora. E quem pode mais pagar a conta é o Flamengo com 5 baixas: Pulgar no Chile e os uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Vina e Varela, praticamente meio time. Palmeiras terá 4 fora de combate: Endrick, Piquerez, Gustavo Gomes e Richard Rios, e o Galo com 3 baixas: Arana, Franco e Vargas. São os três grandes times do Brasil e favoritos ao título, que somados dão 12 jogadores.
Fora estes três times, alguns clubes devem sonhar, mas terão também sérios desfalques: São Paulo com 4, vai sofrer as ausências de Rafael, Ferraresi, Bobadilha e até mesmo James Rodriguez. O Inter sem 3(Valência, Rochet e Borré). Podem se dar bem é quem tem menos atletas convocados e com bom elenco: Grêmio com duas baixas(Villasanti e Soteldo) e o Athetico Paranaense, sem o goleiro Bento.
Os demais times sem chances de levar o caneco, mas brigam por vagas à Liberta, Sula e contra o rebaixamento. Sem dois estão: Vasco(Medel e Galdames), Fortaleza(Kusevic e Kévim Andrade), Corinthians(Felix Torres, Romero), Com uma baixa: Cruzeiro(Cifuentes), Bahia(Santiago Árias), Bragantino(Hurtado) e Criciúma(Wilker Angel). Vamos ver na prática qual o tamanho deste impacto da Copa América no Campeonato Brasileiro.