Por Oliveira Lima
Já se atingiu 1/4 das 380 partidas que compõem o Campeonato Brasileiro deste ano, mas se tem preocupação com quatro grandes, todos hiper campeões e com imensa massa de torcida, que começaram muito mal a competição: Corinthians, Fluminense, Grêmio e Vasco. Nesta 9ª rodada nenhum deles venceu e ocupam as últimas posições na tabela de classificação.
O pior de todos é o Fluminense, que perdeu em casa para o Atlético Goianiense, time que briga pela permanência, e virou vice lanterna. O Grêmio em Cariacica perdeu para o agora líder Botafogo. O Vasco não saiu de empate com o Cruzeiro e no clássico paulista o Corinthians também empatou com o São Paulo. Como foram clássicos estadual e nacionais, o pior resultado foi o do Flusão.
Resultados ruins, mostram a atual fase destes quatro times: eles ocupam as últimas seis posições, sendo que dois no rebaixamento e um é vice lanterna. Vasco em 15º e Corinthians em 16º têm 1 ponto só acima do último que é o Vitória. Grêmio que abre a zona de rebaixamento e Flu, tem os mesmos pontos do time baiano. E os números são estarrecedores:
VASCO; 15º, 25% de aproveitamento, 7 pontos em 9 jogos, apenas 2 vitórias, 1 empate e absurdamente 6 derrotas.
CORINTHIANS, 16º, 25%, 7 pontos, somente 1 vitória, com 4 empates e 4 derrotas.
GREMIO: abre o Z4 com 6 pontos, 28%, com dois jogos pra fazer ainda, mas hoje tem 2 vitórias e 5 derrotas
FLUMINENSE: vice lanterna, 6 pontos, 22%, 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas.
E hoje esses quatro grandes sem muitos sinais de recuperação no momento. Vasco em crise institucional, com o afastamento da 777, dona da SAF, que respinga no clube e no time. Corinthians, com má administração e uma dívida, a maior do Brasil, beirando à explosão, clube quebrado. Grêmio, com consequência da paralização por conta das enchentes no seu estado, paga o preço e o Fluminense, completamente entregue à uma ideia de jogo do seu treinador, que enterrou a Seleção Brasileira e vai levando o tricolor para o buraco, se Diniz não mudar tudo. Parece que neste 2024, um ou mais grande cairão para a Série B de 2025.