Chegando perto do fim, o Campeonato Brasileiro vai apontando para dois blocos. Antes era o título nas mãos do Botafogo, 5 vagas restantes para a Libertadores e as vagas contra o rebaixamento. Agora são dois e muitos times em cada bloco. Título: de um isolado Botafogo que está entregando a rapadura, para outros 5 times. Colado ao Fogão estão Palmeiras, Grêmio, Bragantino, Flamengo e Atlético Mineiro.
Como não teremos mais o G8, pois Fluminense e São Paulo, que ganharam a Libertadores e copa do Brasil consequentemente e ficam fora do G6, este grupo está praticamente definido, restando apenas quem fica com as 4 primeiras colocações. A Sul-Americana um prêmio de consolação para quem não chega à Libertadores e às vezes para quem saiu do rebaixamento, cabe apenas mais um campeonato: A Fuga do Rebaixamento, que é tão boa quanto a briga pelo título.
Se são 6 times pelo título, são 4 contra as 2 vagas restantes da queda à Série B de 2023. Bahia, Vasco, Cruzeiro e Goiás ferrenha e com confrontos diretos. Santos parece que vai se salvar como sempre se salvando. Vantagem do Cruzeiro, com um jogo a mais para realizar, contra o Fortaleza, e confrontos diretos contra Vasco e Goiás. Assim é certo que um grande será campeão, mas podem pintar até 2 grandes caindo. Reta final: dois campeonatos em um só.