Por Oliveira Lima
Nesta quinta-feira vamos conhecer todos os confrontos da próxima fase da Copa Libertadores, as quartas-de-final. Já temos definidos os jogos do lado A do sistema de mata-mata: Atlético x Fluminense e River Plate x Colo-Colo. Falta sabermos que vai do lado B, onde o Botafogo espera por São Paulo ou Nacional do Uruguai, o Penarol saberá se vai pegar Flamengo ou Bolívar.
Como a tendência é São Paulo e Flamengo passarem de fase, teremos então o confronto brasileiro entre Botafogo e São Paulo, com ligeiro favoritismo do Botafogo e Flamengo diante do Penarol. Assim teríamos pelo menos um brasileiro na semifinal, senão dois, caso Flamengo também vença. Claro que do lado B um brasileiro na final: São Paulo, Botafogo ou Flamengo.
Do lado A, matematicamente um brazuca nas semis, por causa do confronto Atlético x Fluminense, que em tese pegaria o River Plate de Galhardo, amplamente favorito diante do Colo-Colo do Chile. A chance de final verde-amarela é grande: São Paulo, Botafogo e Flamengo x Atlético, Fluminense. No cenário atual, dos oito times, cinco brasileiros, sobrando três vagas para argentino River Plate, o uruguaio Penarol e o chileno Colo-Colo.
Domínio brasileiro na Liberta é muito grande! Das últimas 14 edições, ganhou 10; Das últimas 7, ganhou 6 e venceu as últimas 5 edições com 3 finais entre brasileiros. Este ano pode o Brasil cravar a sexta conquista seguida. Lembrando que final do dia 30 de novembro será em solo argentino, Estádio Monumental de Nunez, campo do River Plate, que por ironia do destino é único time capaz de tirar o titulo brasileiro.