Nos dias 23 e 24 de agosto acontece a 10ª edição da Virada Cultural, evento que transformou a relação da cidade com seus espaços públicos ao promover 24 horas ininterruptas de programação gratuita no hipercentro.
Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, a edição comemorativa promete reunir uma ampla variedade de expressões artísticas, ocupando praças, ruas, viadutos e equipamentos culturais do hipercentro.
O público poderá vivenciar inúmeras experiências no hipercentro, com atrações que abrangem música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenções urbanas, cultura digital, audiovisual e performances.
Os tradicionais palcos e espaços que marcam a identidade da Virada estarão presentes como na Praça da Estação, Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza, nas Ruas Guaicurus, Bahia e Sapucaí, além da Praça Raul Soares e a nova Praça Fuad Noman, do Edifício Sulacap, todas ocupações em áreas simbólicas do Centro. Serão ambientes para todos os públicos, com atividades para crianças, jovens e adultos, em uma programação pensada para refletir a pluralidade cultural de Belo Horizonte.
O “Viradão Gastronômico” também está de volta, um sucesso conquistado do evento com um roteiro especial de bares e restaurantes do hipercentro, ampliando o conceito de cultura para além dos palcos. Neste ano, o percurso se integra à paisagem do evento, convidando o público a experimentar os sabores da cidade enquanto circula entre as atrações. Integram o circuito alguns estabelecimentos históricos e icônicos da capital mineira listados pelo projeto ‘Bares com Alma’, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
Desde que foi criada, em 2013, a Virada Cultural de BH envolveu mais de 18 mil artistas e profissionais da cultura, alcançou quase 8,5 milhões de pessoas e apresentou cerca de 3.300 atrações, somando 240 horas de programação gratuita.