A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aplicou 237 mil doses de vacina antirrábica em animais em 2025. Ao todo, 184 mil em cães e 53 mil gatos foram imunizados. A cobertura vacinal canina é de 52%, e de 40% da felina.
Os dados consideram. todas as ações de imunização realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde – pré-campanha, no Dia D (em 23 de agosto) e na pós-campanha.
Tutores que não levaram o cão ou gato para tomar a vacina contra a raiva durante o período da campanha ainda podem imunizar seus pets. A Prefeitura segue ofertando a vacina antirrábica animal nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site oficial do município.
“Pedimos que levem os animais ainda não vacinados para receber a dose. Assim conseguiremos atingir uma cobertura mais eficaz contra a raiva. A imunização é a única forma de manter a doença longe e proteger toda a população”, orienta o diretor de Zoonoses, Eduardo Gusmão.
Orientações para levar cães e gatos para vacinação contra a raiva em BH
Em BH, não há registro da raiva em humanos desde 1984. Devem receber a vacina cães e gatos a partir de 3 meses de idade, inclusive fêmeas gestantes. Os cães devem ser levados aos locais de vacinação com guia ou coleira e conduzidos por adultos. Já os gatos devem ser transportados em caixas específicas.
Após a vacinação, a orientação é que os animais evitem esforços físicos e sejam mantidos em casa, preferencialmente em local sombreado e fresco, com água e alimentação disponíveis.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.