Os 1.660 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em setembro e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte devem realizar a Prova de Vida 2025 até o dia 30 deste mês. O objetivo é coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. Caso não realizem o procedimento até a data final, o salário dos beneficiários poderá ser suspenso e só será retomado após a efetivação da prova de vida, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
O procedimento pode ser feito pela internet, de maneira rápida e fácil, sem necessidade de deslocamento. O atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco (conveniado à PBH) é uma segunda opção e pode ser realizado no serviço de autoatendimento.
Pelo aplicativo gov.br
Para conseguir realizar a prova de vida digital é necessário ter
– Cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran)
– Conta no aplicativo gov.br
Passo a passo
– Acessar o aplicativo gov.br no celular (é preciso ter login e senha)
– Clicar em “Prova de Vida” (se estiver pendente, constará um aviso)
– Em seguida, clicar em “Autorizar”
– Realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado
– Na tela de autorização, o status da prova de vida mudará para autorizado
Exceções
– Caso a pessoa esteja impedida de se locomover por questões médicas;
– Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
– Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Nesses casos, é necessário acessar o Portal da PBH para saber os procedimentos. Basta clicar em “Acesso Rápido” e, em seguida, Prova de Vida.
A prova de vida deve ser realizada todos os anos pelos aposentados e pensionistas, sempre no mês de aniversário. Cerca de 22 mil beneficiários serão convocados até o fim do ano. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão informa que 245 beneficiários não fizeram a prova de vida em agosto e terão a remuneração suspensa nos próximos dias, caso não efetue o procedimento.
A Prefeitura de Belo Horizonte não solicita dados pessoais ou bancários por telefone para comprovação de prova de vida e não realiza ligações com mensagens gravadas para seus beneficiários.