A prefeitura de Caeté, na Grande BH, decidiu suspender as aulas da rede pública municipal para realizar uma dedetização emergencial em todas as escolas. A medida foi tomada após a confirmação de duas mortes por febre maculosa na cidade no último mês, doença transmitida pelo carrapato-estrela.
As atividades escolares foram interrompidas a partir do sábado, 29 de setembro, quando começou a aplicação de inseticidas em 23 unidades de ensino. Os trabalhos seguem até 5 de outubro, seguidos por uma limpeza geral no dia 6. Cerca de 3.224 alunos devem voltar às aulas na terça-feira, 7 de outubro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, não há confirmação de casos da doença entre estudantes, mas alguns casos suspeitos estão sendo acompanhados e aguardam resultados de exames. O município monitora a situação de perto.
Escolas estaduais de Caeté também serão dedetizadas
Dados do último boletim epidemiológico local apontam 54 notificações relacionadas à febre maculosa, sendo dois óbitos, seis casos descartados e 46 que permanecem em investigação.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais também anunciou que as escolas estaduais de Caeté receberão uma dedetização reforçada. As ações ocorrerão fora do horário de aula, sem afetar o calendário de 200 dias letivos obrigatórios.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.