Na última segunda-feira (30), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) organizou um debate sobre a proposta de implementar um “trilho único” na nova Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que se estenderá até a região do Barreiro. O evento ocorreu no Viaduto das Artes, no Barreiro, e contou com a presença de moradores, funcionários do metrô, representantes de movimentos sociais, como o Barreiro em Movimento (BEM), além de integrantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da MRS Logística e do Ministério das Cidades.
A operadora Metrô BH, em parceria com a MRS Logística, propôs uma alteração no projeto original da Linha 2: o trecho entre as estações Ferrugem e Barreiro funcionaria com um único trilho, caracterizando assim uma “linha singela”. Nesse modelo, os trens circulam em ambas as direções em uma única via.
Segundo a concessionária, uma vez que a linha esteja em operação, o intervalo entre os trens será de aproximadamente sete minutos. Embora esse tempo esteja dentro dos parâmetros contratuais, ele gerou críticas de representantes do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) e de alguns parlamentares, como a vereadora Iza Lourença (PSOL). “Imagine estar em uma estação lotada durante o horário de pico, aguardando 15 minutos para embarcar no metrô, enquanto em cidades como o Rio de Janeiro, o metrô passa a cada minuto”, enfatizou a vereadora.
A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), que preside a Comissão de Direitos Humanos e solicitou a audiência, destacou que o governo federal se comprometeu a garantir o uso adequado dos recursos destinados às obras. “Atualmente, muitas pessoas ainda não estão cientes de que o sonho de ter metrô no Barreiro pode se transformar em uma realidade decepcionante — ou até mesmo em um verdadeiro pesadelo. O projeto aprovado prevê um metrô de qualidade, com linha dupla”, afirmou Bella, após conversa com o ministro das Cidades, Jader Filho.
Durante a discussão, a Seinfra anunciou que concedeu um prazo de 60 dias, a partir desta segunda-feira, para que a Metrô BH e a MRS Logística apresentem uma “alternativa operacional” que assegure a qualidade na expansão da Linha 2 até o Barreiro. A Comissão deverá aprovar em breve uma visita técnica ao trecho da MRS Logística onde a nova linha poderá ser construído.