Em Belo Horizonte, a vacinação contra a dengue atingiu 30% da população de crianças e adolescentes de 8 a 14 anos até o momento. Foram aplicadas 52 mil doses da vacina Qdenga, que cobre os quatro sorotipos do vírus da dengue, em um total de 172 mil jovens nesta faixa etária. A cobertura para a segunda dose é ainda menor, com apenas 10% do público-alvo completando o esquema vacinal. Confira os locais de vacinação
A prefeitura de Belo Horizonte atualizou os dados na segunda-feira (19 de agosto) e informou que há 43 mil doses disponíveis. O imunizante está disponível em 152 Centros de Saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. A campanha de vacinação é contínua e aberta tanto para a primeira dose quanto para a segunda dose.
Para se vacinar, os jovens devem estar acompanhados por um responsável e apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Caso a pessoa tenha contraído dengue, deve aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar a vacinação, mas pode seguir o esquema se a infecção ocorrer entre as doses. Não se deve vacinar com sintomas de dengue.
A vacina Qdenga é uma vacina tetravalente com vírus vivo atenuado, produzida pela farmacêutica Takeda, e requer duas doses com um intervalo de três meses. A vacinação está disponível das 7h às 19h em todos os centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.