Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em julho têm até o dia 31 para realizar a prova de vida referente ao exercício de 2025. Ao todo, 1.721 beneficiários precisam realizar o procedimento dentro do prazo para evitar a suspensão do pagamento. Caso o processo não seja concluído, os salários serão interrompidos e só voltarão a ser liberados após a regularização, de acordo com o calendário da folha de pagamento.
A prova de vida pode ser feita digitalmente, por meio do aplicativo gov.br, desde que o aposentado ou pensionista tenha biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral ou no Detran. Nesse caso, o reconhecimento facial é realizado com a câmera do celular, sem necessidade de deslocamento.
Também é possível fazer a prova de vida presencialmente nas agências do Banco Bradesco, parceiro da Prefeitura, por meio do autoatendimento.
O procedimento tem como finalidade evitar pagamentos indevidos e garantir que os benefícios sejam recebidos pelos próprios titulares. O não cumprimento dentro do prazo estabelecido resultará na suspensão automática do benefício até que a situação seja regularizada.
Pelo aplicativo gov.br
Para conseguir realizar a prova de vida digital é necessário ter:
– Cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TER) ou no Departamento de Trânsito (Detran)
– Conta no aplicativo gov.br
Passo a passo:
– Acessar o aplicativo gov.br no celular (é preciso ter login e senha)
– Clicar em “Prova de Vida” (se estiver pendente, constará um aviso)
– Em seguida, clicar em “Autorizar”.
– Realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado
– Na tela de autorização, o status da prova de vida mudará para autorizado