A Prefeitura de Belo Horizonte realizará, a partir de segunda-feira (6), serviços de manutenção na Área de Escape do Anel Rodoviário. Durante as obras, que devem durar uma semana, o local permanecerá interditado. Os trabalhos incluem a substituição do material de argila expandida (cinasita), ajustes nas defensas metálicas danificadas e a verificação do sistema de drenagem da estrutura.
Para informar os motoristas, especialmente os condutores de veículos de carga, será instalado um painel eletrônico próximo ao local, enquanto agentes da BHTrans monitorarão a região. Além disso, uma faixa de tráfego em frente à área de escape será bloqueada diariamente entre 9h e 16h para garantir a segurança dos trabalhadores e dos condutores.
Segundo Márcio Pacheco, assessor de operações da BHTrans, a manutenção regular é essencial para garantir o bom funcionamento da área e a segurança dos motoristas. Desde a inauguração, em agosto de 2022, a Área de Escape evitou 14 acidentes graves envolvendo veículos de carga. A escolha do período de férias, quando o tráfego é reduzido, visa minimizar impactos e acelerar a execução dos trabalhos.
Localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, próximo ao acesso ao Buritis, a Área de Escape foi projetada para desacelerar veículos desgovernados. Ela é composta por uma caixa de concreto preenchida com cinasita, que aumenta o atrito e reduz a velocidade, semelhante às áreas de escape usadas em pistas de automobilismo. Placas de sinalização e painéis digitais orientam os motoristas.