A Avenida Otacílio Negrão de Lima, em Belo Horizonte, terá um trecho interditado nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, para a realização de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A previsão é que a via seja liberada na sexta-feira (21).
O bloqueio ocorrerá entre a Alameda das Latânias e a Avenida Antônio Carlos. Os motoristas que trafegam pela Avenida Pedro I, no sentido Centro, deverão utilizar a Avenida Antônio Carlos e a Avenida Santa Rosa antes de retornar para a Otacílio Negrão de Lima. Já os veículos que estiverem na Otacílio Negrão de Lima deverão seguir pela Avenida Santa Rosa para acessar a Antônio Carlos.
A intervenção faz parte do projeto de modernização do interceptor de esgoto da região. A primeira fase da obra ocorreu em junho do ano passado, na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, com equipes atuando 24 horas por dia. De acordo com a Copasa, o objetivo é substituir um trecho de 175 metros da tubulação existente por um novo interceptor de maior diâmetro, ampliado para 1.800 milímetros.
A nova estrutura permitirá um aumento na capacidade de vazão do sistema, que poderá alcançar até 2 mil litros por segundo. O projeto tem um investimento de R$ 13 milhões e utiliza o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma técnica que reduz impactos na superfície.
A Copasa afirma que a substituição do equipamento, instalado há mais de 30 anos, visa evitar que o esgoto seja direcionado à Lagoa da Pampulha em casos de extravasamento da rede.