Um avião trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na noite desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O grupo havia chegado ao Brasil mais cedo pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), antes de parte dos passageiros seguir para Minas Gerais em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao todo, 111 pessoas desembarcaram na capital cearense. Enquanto alguns permaneceram no estado, outros foram direcionados para Belo Horizonte no avião KC-30 da FAB. Em Confins, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania organizou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, oferecendo acesso gratuito à internet, carregadores de celular e suporte para contato com familiares, além de informações sobre serviços públicos de assistência social, saúde e trabalho.
A viagem dos brasileiros deportados foi acompanhada por um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston, conforme determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro voo de repatriação deste ano, ocorrido anteriormente, os passageiros chegaram a Manaus utilizando algemas e correntes.