O aniversário de Belo Horizonte, celebrado em 12 de dezembro, marca os 127 anos da capital mineira, carinhosamente conhecida como Beagá. A cidade que é moderna e histórica ao mesmo tempo, reflete a rica cultura de Minas Gerais, da região Sudeste e do Brasil como um todo.
Antes de sua fundação, Ouro Preto era o centro político e econômico de Minas Gerais durante o período colonial. Com o declínio da economia aurífera, debates no Congresso Mineiro levaram à decisão de construir uma nova capital para abrigar o governo estadual. A localização escolhida foi a região de Sabará, já habitada desde o século XVIII, na área chamada de Curral Del’ Rei.
Inaugurada em 12 de dezembro de 1897, a nova capital recebeu inicialmente o nome de Cidade de Minas. Projetada pelo engenheiro Aarão Reis, foi concebida com um ousado plano urbanístico: avenidas amplas, ruas arborizadas e bairros planejados. Em 1906, por decreto do governador João Pinheiro da Silva, a cidade passou a se chamar Belo Horizonte, em referência à paisagem que inspirava seus primeiros habitantes.
O crescimento de Belo Horizonte começou a se intensificar a partir da década de 1940, impulsionado pela industrialização que ganhava força na região Sudeste. Esse período marcou também a construção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, que se tornou um dos maiores símbolos da cidade e um ponto turístico de renome internacional.
Aniversário de BH é feriado?
Embora 12 de dezembro seja uma data marcante, o aniversário de BH não é feriado. Desde 1967, o município celebra como feriado oficial o Dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, conforme determinação do então prefeito Luiz de Sousa Lima. A decisão visou evitar dois feriados tão próximos, unificando as celebrações em uma única data.