A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que, a partir desta quarta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 será retomada para os grupos prioritários com mais de 12 anos. A capital recebeu 21.150 doses do imunizante produzido pelo Instituto Serum, que serão aplicadas em 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
É a primeira vez que Belo Horizonte utiliza doses desse fabricante. Profissionais de saúde passaram por capacitação para garantir a aplicação correta. Segundo a PBH, o imunizante foi testado, é seguro e protege contra formas graves da Covid-19.
Atualização do esquema vacinal
- Pessoas acima de 12 anos: A vacinação deve respeitar um intervalo mínimo de seis meses entre as doses.
- Idosos acima de 60 anos: Devem receber duas doses ao ano.
- Gestantes: Devem tomar uma dose a cada gravidez.
A vacinação será feita independentemente de campanhas específicas.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão de vacina. Quem teve Covid-19 ou sintomas nos últimos 30 dias não poderá ser vacinado. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar histórico médico, e puérperas devem levar documentação do parto.
Vacinação infantil
Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias continuam sendo vacinadas com a dose monovalente da farmacêutica Moderna. Esse público será atendido em 18 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, com endereços disponíveis no site da PBH.
Os responsáveis devem acompanhar as crianças, levando documentação como certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação.
A iniciativa busca ampliar a proteção contra a Covid-19 em diferentes faixas etárias e grupos vulneráveis.