O transporte coletivo de Belo Horizonte terá um reforço durante o Carnaval com a criação de 8,3 mil viagens extras em 267 linhas de ônibus que atendem todas as regiões da cidade. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a prefeitura aumentará a oferta de transporte para atender os foliões. No domingo, dia 15 de fevereiro, todas as linhas convencionais, do sistema Move e suplementares serão gratuitas pelo programa Catraca Livre, totalizando mais de 11 mil viagens programadas para este dia.
As mudanças no trânsito começam na madrugada de sábado, dia 14, com interdições na área central a partir das 4h para a passagem dos blocos. Por causa disso, mais de 300 pontos de ônibus dentro das áreas de desfile serão desativados, e cartazes informarão os passageiros sobre os locais de parada alternativos. As linhas de ônibus também terão seus trajetos alterados, e os usuários podem conferir os novos itinerários no portal da prefeitura ou em aplicativos de transporte. No sábado, na segunda e na terça-feira de Carnaval, o pagamento da tarifa ocorre normalmente, já que essas datas não são feriados nacionais.
O plano de mobilidade prioriza o acesso à região hospitalar durante os quatro dias de festa. As avenidas Augusto de Lima e Professor Alfredo Balena serão os principais caminhos para os ônibus que levam aos hospitais, atendendo todas as regionais. As linhas 33, 51, 62 e 3050 funcionarão durante 24 horas por dia, e a linha 66 terá um reforço especial no número de viagens. Para quem circular de madrugada, o programa Madrugão funcionará entre meia-noite e 4h, com exceção da linha 10, que ficará suspensa até a quarta-feira de cinzas devido aos bloqueios no centro.
Outras opções de transporte incluem o metrô, que funcionará das 5h15 às 23h, e a instalação de 20 pontos de táxi perto das áreas de folia. Os taxistas estão autorizados a utilizar a bandeira 2, mas devem avisar os passageiros com antecedência. Já os motoristas de aplicativo não poderão entrar nas áreas interditadas e deverão fazer embarque e desembarque nas ruas próximas. Para orientar o público, a prefeitura instalou pontos de atendimento físico na Praça Rui Barbosa, Mercado Central, Savassi, Praça Tiradentes e nas estações Pampulha e São Gabriel.








