O Governo de Minas quer aumentar o número de turistas de outros estados no Carnaval de BH deste ano. A meta é atrair 30% a mais de visitantes do que na última edição, que contou com 226 mil pessoas.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o objetivo é gerar mais emprego, renda e, sobretudo, nacionalizar os artistas mineiros.
Para atingir a meta, o governo está investindo na divulgação da festa em outros estados, além de oferecer condições mais atrativas para os turistas.
No último fim de semana, o governo realizou o ensaio geral do Carnaval, que reuniu cerca de 200 mil pessoas. O evento contou com um novo sistema de som, com caixas espalhadas pela via.
O ensaio geral foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e contou com o investimento de R$ 2 milhões, via patrocínio da Cemig e Codemge. Há a estimativa de retorno de R$ 26 milhões à economia da capital mineira e foram gerados 2,1 mil empregos diretos e 3,8 mil indiretos durante o evento.
Lugares com mais turistas no carnaval de BH
Pesquisa divulgada pela Prefeitura de BH sobre a folia do ano passado mostrou que dentre os foliões, 84,9% são moradores e 15,1%, visitantes. A maioria dos visitantes é originário do interior de Minas (65,7%), seguido por São Paulo (11,8%), Espírito Santo (4,1%) e Rio de Janeiro (3,0%).
Com relação às cidades, as principais são: São Paulo – SP (8,3%); Lavras – MG (6,5%), Divinópolis – MG (4,1%), Juiz de Fora – MG (3,5%).