o Carnaval de Belo Horizonte vai contar com um grande ensaio para testar e apresentar um novo sistema de sonorização das baterias e bandas dos blocos de rua.
Caixas de som serão distribuídas ao longo de 500 metros da avenida dos Andradas, altura do número 4.000, na região Leste da capital, para reproduzir o batuque de 24 blocos de BH para os foliões. O evento acontece nos dias 13 e 14 deste mês.
Oito grandes blocos se apresentam no ensaio e convidam outros dois blocos para também experimentarem a novidade, que deve se estender para os próximos carnavais. São eles:
- Baianas Ozadas
- Então Brilha!
- Angola Janga
- Truck do desejo
- Volta Belchior
- Seu Vizinho
- Havaianas Usadas
- Bloco da Esquina
“Esse modelo não existe em outros lugares. Nós inventamos um carnaval com suas próprias características, com baterias e com banda. Vamos construir o próprio trio elétrico, chamado trem elétrico. Já temos um grande carnaval e precisávamos desse apoio para ter uma festa a altura do que nós construímos”, afirmou Kerison Lopes, presidente da Liga dos Blocos de Santa Teresa.
Ainda segundo a secretária adjunta de Comunicação do Estado, a expectativa é que os quatro dias oficiais da folia movimentem R$1 bilhão na capital, fomentando o comércio, turismo, rede hoteleira, ambulantes, entre outros.
Outra novidade anunciada para os blocos de rua da capital mineira será um espaço de ensaio das baterias. Segundo a presidente da Liga Belorizontina de Blocos Carnavalesco, Polly Paixão, o local escolhido é o Centro Mineiro Reciclagem de Resíduos, na avenida dos Andradas, bairro Esplanada, região Leste de BH. O espaço vai ter a finalidade ainda de monetizar os blocos com eventos pagos.