A cobertura vacinal contra a febre amarela em Belo Horizonte atingiu apenas 80,7%, índice que está abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O índice motivou um alerta da prefeitura, devido à circulação do vírus ter sido identificada em outras regiões do país.
As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação. Os últimos casos da doença em humanos registrados na capital mineira ocorreram em 2018, totalizando 15 casos considerados importados, ou seja, contraídos fora de Belo Horizonte.
O imunizante contra a febre amarela está disponível em 153 centros de saúde da rede municipal, integrando a Campanha de Multivacinação. O esquema vacinal prevê duas doses para crianças: uma aos 9 meses e outra aos 4 anos de idade. Para pessoas a partir dos 5 anos, é necessária apenas uma aplicação.
Além da vacina contra a febre amarela, a campanha oferece outros imunizantes do calendário do SUS, como as vacinas contra poliomielite, hepatites A e B, tríplice viral e dengue. As doses podem ser encontradas em todas as regionais da cidade. O público é orientado a levar a caderneta para conferência. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no Portal da PBH.