A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que o cadastramento de ambulantes interessados em comercializar bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2025, inicia na próxima quinta-feira (23). Neste ano, serão disponibilizadas 14 mil credenciais, e o cadastro será realizado de forma on-line até o dia 30 de janeiro, ou até que todas as vagas sejam preenchidas, pelo endereço eletrônico ambulantesbh.com.br. Os profissionais precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial, que ocorrerá entre os dias 5 e 12 de fevereiro, no Mercado da Lagoinha. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur.
O poder público municipal realizou uma análise detalhada, com o objetivo de determinar um número ideal de credenciais que não apenas atenda às necessidades dos foliões, mas também possibilite a geração de renda durante o período carnavalesco. Após uma análise cuidadosa e atendendo às solicitações dos ambulantes para a limitação do número de credenciais, a Belotur determinou que a quantidade ideal seria de 14 mil credenciais.
“O Carnaval de Belo Horizonte representa um movimento de grande importância na esfera cultural, social e econômica da nossa cidade. Parte dessa relevância econômica vem do trabalho dos ambulantes, que desempenham um papel fundamental para garantir que essa festa seja verdadeiramente inclusiva para todos. Neste ano, nos reunimos com a associação dos ambulantes para promover um diálogo construtivo, ouvindo suas sugestões e realizando um levantamento sobre os feedbacks dos blocos e dos atores culturais que participaram das edições anteriores. Com essas informações, buscamos aprimorar o formato da folia e do cadastramento dos ambulantes. Quero ressaltar o quanto essa troca foi essencial para construirmos um plano sólido e estamos confiantes de que este será o melhor Carnaval de todos os tempos”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Os dois primeiros dias de cadastro on-line (23 e 24 de janeiro) serão reservados exclusivamente aos caixeiros já cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte e portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. O cadastro será aberto para o público geral a partir de 25 de janeiro. Podem se credenciar pessoas com 18 anos ou mais que residam em Belo Horizonte.
Durante o processo de inscrição on-line, os interessados devem enviar uma foto ou fazer upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG) de um dos seguintes documentos: identidade (antiga ou nova), habilitação (antiga ou nova), Carteira de Trabalho, passaporte ou carteira de conselho de classe. A comprovação de residência deve ser feita por meio do envio de contas de água, luz, telefone ou internet, além do Título de Eleitor ou Cartão Único do SUS. Importante ressaltar que serão aceitos apenas documentos legíveis.
Para facilitar o cadastramento on-line para aqueles que não têm acesso à internet, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizará 55 Pontos de Inclusão Digital para os interessados. A lista com a localização destes centros pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
No ato da entrega da credencial será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro. Serão disponibilizadas 2 mil senhas diariamente, seguindo a ordem de chegada. Na ocasião, acontecerá um treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico [email protected].
A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março – período oficial da folia na capital – desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas, a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.
Carnaval de Belo Horizonte 2025
O Carnaval de Belo Horizonte 2025 conta com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia.
Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março.
Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de visitantes e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.
Para 2025, uma das grandes novidades é a adoção de práticas de sustentabilidade, com foco na descarbonização do Carnaval, alinhando-se aos princípios de ESG (ambiental, social e governança). Com o objetivo de promover um “Carnaval Baixo Carbono”, serão implementadas iniciativas para minimizar o impacto ambiental do evento. Entre elas estão o plantio de mudas em áreas estratégicas e o programa Recicla Belô, que oferece suporte aos catadores de resíduos, fortalecendo a economia circular e contribuindo para uma cidade mais limpa. A festa também contará com medidas sociais, como a criação de pontos de acolhimento para vítimas de assédio e a implantação de um protocolo de quebra de silêncio, visando proporcionar segurança e acolhimento para todos os foliões.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), será elaborado um inventário detalhado das emissões de carbono associadas ao evento. O documento servirá como base para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e compensação, incluindo o plantio de mudas e o envolvimento direto de todos os participantes e colaboradores do Carnaval.
O Carnaval de Belo Horizonte em 2025 promete ser um marco não apenas pelo espírito festivo, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, deixando um legado ambiental duradouro para a cidade.
Serviço
Cadastramento de Ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2025
Data do cadastro on-line: das 10h de 23 de janeiro às 16h59 do dia 30, ou até acabarem as vagas.
Data para a entrega da credencial: de 5 a 12 de fevereiro, das 8h às 17h, exceto no domingo, dia 9.
Local da entrega da credencial: Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha, Belo Horizonte)
Endereço eletrônico para o cadastramento on-line: ambulantesbh.com.br (o link será ativado no dia 23 de janeiro, às 10h)