A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um aviso com previsão de chuva para as próximas horas, depois que a capital registrou, em apenas 12 horas, 25% do volume de água esperado para todo o mês de janeiro. O alerta indica que podem ocorrer chuvas entre 60 e 80 milímetros, com raios e ventos de até 50 quilômetros por hora, sendo válido até as 8h desta segunda-feira (5).
Conforme o balanço feito até as 5h30 deste sábado (4), as regiões Oeste e Centro-Sul foram as que receberam mais chuva, atingindo 79,6 milímetros e 76,6 milímetros, o que representa mais de 23% da média mensal de 330,9 milímetros. Outras partes da cidade também tiveram registros altos, como o Barreiro, com 45,6 milímetros, e a região Nordeste, com 53,4 milímetros. No total acumulado desde o início de janeiro até a manhã do dia 4, as regiões Noroeste e Oeste já passaram de 30% da média do mês.
Por causa dessa situação, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem áreas com alagamentos, não atravessem ruas com água e mantenham crianças longe de enxurradas ou córregos. Também é orientado não ficar ou parar carros debaixo de árvores e ter atenção com morros e encostas. Se houver fios de energia soltos, ninguém deve se aproximar, sendo necessário ligar para a Cemig no 116 ou para a Defesa Civil no 199. Quem notar rachaduras em paredes, buracos no chão ou novas minas de água deve chamar o órgão para uma vistoria técnica.







