A população de Belo Horizonte (MG) terá a oportunidade de decidir, por meio de um referendo popular, se a cidade adotará uma nova bandeira. A votação está marcada para o dia 6 de outubro deste ano, coincidindo com o primeiro turno das eleições municipais.
O projeto da nova bandeira foi idealizado por Gabriel Figueiredo, designer gráfico que publicou sua proposta nas redes sociais em 2022. Segundo Figueiredo, a bandeira atual, que apresenta o brasão da cidade sobre um fundo branco, não atende aos critérios de uma boa bandeira, de acordo com o livro “Good Flag, Bad Flag” de Ted Kaye.
Figueiredo argumenta que a bandeira de Belo Horizonte falha em aspectos essenciais como simplicidade, simbolismo claro, uso reduzido de cores, e a ausência de frases e emblemas. A nova bandeira proposta busca refletir elementos significativos da cidade, como o céu, o sol e a serra, que formam o “belo horizonte” do nome da cidade.
Após publicar sua proposta, Figueiredo lançou uma campanha de financiamento para produzir a nova bandeira e alguns souvenirs. A arrecadação atual é de R$ 4.471. A ideia ganhou tanta visibilidade que chegou à Câmara Municipal, que aprovou a lei para a nova bandeira em julho de 2023. No entanto, a lei só será efetivada se for aprovada no referendo de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) deu o aval para o referendo, e os eleitores de Belo Horizonte, regularmente inscritos até 8 de maio de 2024, poderão participar da votação.