Teve início nesta terça-feira, 27 de maio, a aplicação de vacinas contra a gripe nas escolas municipais de Belo Horizonte. A ação busca ampliar a cobertura vacinal de crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, faixa etária que atualmente registra uma taxa de imunização de aproximadamente 31%. O índice está distante da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Durante a campanha, além da vacina contra a gripe, serão oferecidas outras doses previstas no calendário básico de vacinação, como as destinadas à prevenção da poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre amarela, meningite e covid-19, conforme a situação vacinal de cada aluno. A aplicação das vacinas depende da autorização dos pais ou responsáveis, por meio de um termo previamente enviado pelas escolas.
Profissionais das instituições de ensino que ainda não foram vacinados também poderão ser imunizados nos próprios locais de trabalho.
A iniciativa nas escolas ocorre paralelamente a ações em outros pontos da cidade. Nesta terça, a campanha de vacinação também será realizada na Estação Vilarinho do metrô, das 9h às 17h30.
A vacina contra a gripe oferecida protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. Está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.