A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fez um novo apelo para que jovens de 15 a 19 anos procurem a vacinação contra o HPV. A estimativa é que cerca de 38 mil pessoas nessa faixa etária ainda não tenham sido imunizadas na capital. Atualmente, a adesão está em apenas 1%, com 398 doses aplicadas neste público.
A convocação segue a orientação do Ministério da Saúde, que oferece a vacina em dose única para essa faixa etária, e a mobilização nos postos de saúde será mantida até dezembro.
O diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da PBH, Paulo Roberto Lopes Corrêa, reforçou que a adesão é baixa e que o imunizante é fundamental para a prevenção de diversos tipos de câncer associados ao vírus, como câncer de colo do útero e tumores nos órgãos genitais e na cavidade oral. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.
Para receber a dose, é necessário comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação, CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
Além do público de 15 a 19 anos, a vacina contra o HPV também está disponível para:
- Meninos e meninas de 9 a 14 anos (dose única).
- Pacientes oncológicos, transplantados de órgãos ou medula óssea, e pessoas com HIV/aids, na faixa de 9 a 45 anos.
- Usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 15 a 45 anos.
- Vítimas de violência sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).