A partir deste sábado (19), o metrô de Belo Horizonte passará por alterações em sua operação em decorrência da terceira etapa das obras de revitalização do sistema. Essas modificações estarão em vigor até o dia 27 deste mês.
Durante os dias úteis, os trens circularão com intervalos de 12 minutos nos horários de maior movimento e de 24 minutos nos demais períodos. Nos finais de semana, incluindo este sábado e domingo, o intervalo será de 24 minutos durante todo o dia.
Segundo Frank Ferreira, gerente de operações do metrô de BH, haverá um aumento na quantidade de trens que atenderão o trecho entre as estações Eldorado e Central nos dias úteis: “Iremos disponibilizar trens adicionais nesse trecho, reduzindo o intervalo de 12 para 7 minutos e 30 segundos, conforme previsto no contrato de concessão”, disse ele.
Adicionalmente, algumas estações terão alterações em sua operação. Na estação Santa Inês, apenas uma via será utilizada durante todo o dia. Nas estações Santa Teresa e Santa Efigênia (Orto Florestal), a utilização de uma única via ocorrerá somente fora dos horários de pico.
Apesar das mudanças, não será necessário efetuar baldeações. “Nenhuma das estações exigirá baldeação, proporcionando assim um maior conforto aos passageiros”, destacou o gerente.
As obras incluem a substituição de trilhos, dormentes e brita entre as estações Orto Florestal e Santa Inês.