A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu um alerta sobre a necessidade de vacinação contra o sarampo na capital. Atualmente, a cobertura da segunda dose na cidade é de 74,2%, índice que está abaixo da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde. A vacina utilizada é a tríplice viral, que também garante proteção contra caxumba e rubéola.
O imunizante está disponível nos 153 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante durante todo o ano. O sarampo é uma doença que passa rapidamente de uma pessoa para outra e pode causar problemas de saúde como pneumonia e lesões no sistema nervoso. O calendário de vacinação prevê duas doses para crianças aos 12 e 15 meses, além de esquemas específicos para adultos de até 59 anos e profissionais da saúde.
A vacina não deve ser aplicada em gestantes e bebês com menos de seis meses. Para se vacinar, a orientação é que o morador compareça a uma unidade de saúde com um documento oficial, CPF e a caderneta de vacinação. Os profissionais de saúde farão a conferência do histórico para verificar se há necessidade de aplicar as doses restantes ou atualizar o registro.








