A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou um alerta sobre um golpe direcionado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o comunicado, criminosos têm se passado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), enviando mensagens fraudulentas para usuários dos centros de saúde, exigindo pagamento para agendamento de consultas e exames.
A administração municipal enfatizou que os serviços oferecidos pela rede SUS-BH são completamente gratuitos. “É importante esclarecer que essas mensagens não estão sendo enviadas pela SMSA e tratam-se de um golpe. Qualquer assistência ofertada pela rede SUS-BH é gratuita”, esclareceu a prefeitura em nota oficial.
Usuários que receberem mensagens suspeitas devem informar o centro de saúde de referência, contribuindo assim para as investigações. Além disso, todas as unidades do SUS-BH foram instruídas a registrar boletins de ocorrência sempre que houver relatos desses casos.
A PBH informou ainda que a SMSA já acionou as autoridades competentes para investigar a situação e tomar as medidas cabíveis.