A partir da próxima segunda-feira, 26 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte vai alterar a circulação de veículos e o funcionamento de pontos de ônibus no entorno da Estação São Gabriel, na região nordeste da capital. As mudanças ocorrem por causa do avanço das obras de requalificação da Praça das Águas, no bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio.
Entre as principais alterações está a liberação do tráfego de veículos no viaduto Paulo Mendes Campos. Também haverá a desativação temporária de um ponto de embarque e desembarque localizado em frente à estação, no sentido Centro da Avenida Cristiano Machado. Agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) estão atuando na região para orientar motoristas e passageiros do transporte público.
Trânsito
Confira as alterações:
– Ajustes na circulação de veículos para acesso à estação São Gabriel, às avenidas Risoleta Neves (Via 240) e Cristiano Machado (Sentido Centro).
– Novos semáforos foram instalados na região para ampliar a segurança dos pedestres e organizar o fluxo dos veículos.
– As travessias de pedestres foram reimplantadas, salientando a importância da atenção dos motoristas e motociclistas para o caminhamento de pedestres no trecho.
– O viaduto Paulo Mendes Campos será liberado ao trânsito e vai facilitar o acesso dos veículos na região da estação São Gabriel.
As linhas 1502, 1505, 1509, 1510, 3502, 3503A, 5506A, 9503 e S55 passam a operar em um novo ponto na mesma avenida, oposto ao número 5.490, após o viaduto do Anel Rodoviário. Já os usuários das linhas MOVE 62, 66 e 6030 deverão embarcar e desembarcar na estação Minas Shopping. Para acessar esse terminal, poderão utilizar as linhas 82 ou 83P a partir da estação São Gabriel, sem custo adicional na tarifa.
As intervenções viárias estão ligadas à instalação de uma grande estrutura hidráulica na Avenida Cristiano Machado, na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha. Essa estrutura, com capacidade para armazenar até 27 milhões de litros de água, tem como objetivo principal reduzir alagamentos frequentes na região, especialmente nos arredores da Estação São Gabriel.
A obra faz parte do projeto de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha e já demonstrou resultados positivos durante o último período chuvoso. A previsão é que a Praça das Águas seja concluída até o primeiro semestre de 2026. O investimento total é de aproximadamente R$ 68 milhões, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal e verbas próprias da administração municipal. A execução está sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).