O Restaurante Popular Herbert de Souza, localizado na região central de Belo Horizonte, próximo à rodoviária, será fechado a partir da próxima segunda-feira, 2 de junho, para a realização de obras de revitalização. Durante o período de reforma, o atendimento à população em situação de rua será mantido com a entrega de marmitex no café da manhã, almoço e jantar.
Os demais frequentadores da unidade serão direcionados ao Restaurante Popular II, no bairro Santa Efigênia, que continuará oferecendo três refeições por dia, entre 7h e 18h30. O local também assumirá temporariamente a produção das refeições destinadas a unidades de apoio socioassistenciais, antes fornecidas pela unidade central.
As obras na unidade incluem intervenções estruturais, como melhorias no sistema hidráulico e de gás, substituição de azulejos e pisos, instalação de novo sistema de escoamento nas pias, higienização do sistema de exaustão e reforma dos banheiros, incluindo os adaptados para pessoas com deficiência. A reforma está orçada em R$ 3,3 milhões e começará pela cozinha.
O Restaurante Popular Herbert de Souza foi inaugurado em 1994 e hoje serve, em média, 3 mil refeições por dia. Desse total, aproximadamente 850 são destinadas a pessoas em situação de rua. Também são servidas cerca de 2.200 refeições no almoço, 420 no café da manhã e 440 no jantar, além de mais de 400 refeições fornecidas aos abrigos Tia Branca. A capital conta atualmente com quatro unidades de restaurantes populares e um refeitório popular, com cardápios planejados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As refeições são oferecidas gratuitamente ou por um valor de até R$ 3.