O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, promete impulsionar o comércio em Belo Horizonte. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os consumidores estão propensos a aumentar seus gastos neste ano em relação a 2024.
Confira também:
– Nota Fiscal Mineira irá sortear R$ 100 mil em comemoração ao Dia dos Namorados
– Shopping de BH realiza sorteio de uma viagem no valor de R$ 10 mil para o Dia dos Namorados
– Dia dos Namorados: consultamos a IA sobre 5 destinos românticos próximos a BH
A pesquisa apontou que 54,3% dos entrevistados pretendem destinar um valor maior para os presentes nesta ocasião. Os principais motivos para essa escolha são a elevação dos preços e a vontade de oferecer um presente de qualidade superior. A média de gastos prevista para este ano é de R$ 185,91, o que representa um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior.
Realizada em maio com 200 consumidores em pontos de grande movimento na capital, a pesquisa possui 95% de nível de confiança e uma margem de erro de 6,9%.
Quais são as opções de presentes?
As roupas se destacam como a escolha favorita, sendo preferidas por 84,3% dos consumidores. Em seguida, aparecem os acessórios (21,4%), cosméticos (17,1%) e calçados (15,7%). Outros itens que também estão na lista incluem doces, flores, objetos de decoração, eletrônicos e até pacotes de viagem.
Compras de última hora
O comércio em Belo Horizonte deve ficar ainda mais movimentado nos próximos dias. Metade dos entrevistados revelou que fará suas compras na semana do Dia dos Namorados, principalmente devido à falta de tempo ou pela tendência de deixar para a última hora. Outros dados mostram que 20% já adquiriram seus presentes, enquanto 12,9% planejam comprar na véspera e 10% no próprio dia 12.
Expectativas do comércio
A expectativa é que o Dia dos Namorados traga um aporte de R$ 2,17 bilhões para a economia de Belo Horizonte, o que representa um crescimento de 0,45% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o total movimentado foi de R$ 2,16 bilhões. Desde 2011, as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados na capital mineira têm crescido continuamente, consolidando a data como uma das mais significativas para o comércio.