O tráfego de veículos no entorno da Praça da Liberdade e na região da Savassi começou a passar por mudanças nesta segunda-feira (29) em preparação para a festa da virada de ano. A prefeitura orienta que motoristas fiquem atentos à sinalização e à movimentação de pessoas, que será maior durante a noite do dia 31. Agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal estarão no local para organizar o fluxo e orientar quem passar pela área.
As intervenções começaram na segunda-feira com o fechamento de parte da avenida Bias Fortes, entre a rua da Bahia e a avenida Cristóvão Colombo, restando duas faixas para carros para a montagem do palco. Na terça-feira (30), a partir das 21h, haverá o fechamento total da avenida Bias Fortes nesse mesmo trecho, da avenida Cristóvão Colombo entre a avenida Brasil e a rua Sergipe, além das alamedas da Educação e dos Despachos. Na quarta-feira (31), a partir das 17h, o bloqueio será ampliado para a avenida Cristóvão Colombo em dois trechos e nos dois sentidos, abrangendo desde a rua Alagoas até a avenida Brasil e da avenida Bias Fortes até a rua Sergipe. Também haverá fechamento nos dois sentidos da avenida Bias Fortes entre a rua da Bahia e a alameda da Educação, e da avenida Brasil entre a rua Sergipe e a Praça da Liberdade. As vias serão liberadas somente após a retirada das estruturas e a limpeza das ruas.
Para contornar os bloqueios, os motoristas devem seguir trajetos alternativos. Quem vai do Centro para a Savassi deve passar pela avenida João Pinheiro e seguir pelas ruas Gonçalves Dias, da Bahia, Antônio de Albuquerque e Alagoas. No sentido contrário, da Savassi para o Centro, o caminho é pela avenida Cristóvão Colombo, rua Alagoas e rua Gonçalves Dias. Quem trafega da avenida Brasil para a avenida Bias Fortes deve utilizar as ruas Sergipe, Fernandes Tourinho e Espírito Santo. Já o trajeto da avenida Bias Fortes para a avenida Brasil deve ser feito pela rua da Bahia, avenida do Contorno e avenida Cristóvão Colombo.
O evento contará com pontos de táxi na avenida Brasil após a rua Alagoas, na avenida Bias Fortes próximo ao número 15 e na rua da Bahia em frente ao Izabela Hendrix. Os ônibus que passam pela região terão os caminhos alterados durante as interdições. Após a virada, as linhas do projeto Madrugão, incluindo a nova linha 10, estarão disponíveis gratuitamente no dia 1 de janeiro. Algumas linhas de ônibus também terão viagens extras após a meia-noite do primeiro dia de 2026, e os horários completos podem ser consultados no site da prefeitura.







