O calor intenso que atinge Belo Horizonte na última semana provocou um fenômeno incomum no campus Nova Gameleira do Cefet-MG: o piso do prédio principal cedeu nesta quinta-feira (16).
De acordo com a instituição, o piso rompeu por conta de um fenômeno conhecido como “dilatação térmica”, que ocorre quando um material aumenta de tamanho quando exposto ao calor. No caso do piso, o aumento de temperatura fez com que o material se expandisse, ultrapassando os limites de resistência e, consequentemente, cedendo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que parte do piso se desprende e “levanta” do chão. Na gravação, também é possível ouvir estalos.
O Cefet-MG informou que não houve impactos estruturais nem interrupção de atividades no local. O piso quebrado foi retirado para evitar acidentes. “A passagem no local já está liberada e o piso será consertado em breve”, afirmou a instituição.
O professor de física, Sidney Maia, diz que esse fenômeno é comum em variações de temperatura. “Quando a temperatura de todos os materiais (de um piso) aumenta, esses materiais também aumentam de tamanho, dilatam. Por isso, na construção, deixa-se um espaço, uma junta de dilatação, para permitir esse escape. Mas, quando o calor é demais, entorta, dilata e dá esse efeito do vídeo”, explicou.
Veja o vídeo abaixo: