A Prefeitura de Betim está executando uma importante obra de extensão de rede de drenagem pluvial na rua Angola, no bairro Novo Horizonte. As intervenções devem ser concluídas na próxima semana. Para possibilitar os trabalhos, o trânsito teve que ser interditado entre a Rua do Rosário e o cruzamento com a rua Gilda Bayma. O serviço é acompanhado pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
A obra inclui a conexão das manilhas da Rua do Rosário à rede que está sendo construída na rua Angola para receber a água da chuva que escoa por esta via. Cerca de 50 metros de rede estão sendo construídos e instalados, e a via contará com mais seis bocas de lobo duplas para ampliar a capacidade de captação.
“Betim vem realizando diversas obras de drenagem que são essenciais para garantir a segurança não só das vias públicas, mas também de áreas que poderiam vir a sofrer algum dano causado por enxurradas sem direcionamento correto, como áreas de preservação ambiental, terrenos acidentados e encontros de importantes vias nos bairros. Somente neste ano já realizamos cerca de 20 obras de prolongamento, substituição ou construção de novas redes de drenagem, somando 1.891 metros, que ajudam a solucionar diversos problemas paralelos”, explica o diretor de Manutenção de Obras Públicas da Ecos, Anivaldo Honorato.
Kennedy também passa por mais intervenções de drenagem
Na rua São Lourenço, no bairro Kennedy, uma rede de drenagem de 338 metros está sendo construída no interior do quarteirão para desviar o volume de água que descia por um área verde e evitar o risco geológico do local. Em setembro, outra obra com o mesmo objetivo foi concluída no bairro, rua São Braz. Para conter o avanço de uma erosão em um terreno acidentado, que colocava em risco as casas no entorno, foram construídas uma calha e uma caixa de concreto com o objetivo de amortecer o volume de água, além de outras ações para estabilização do solo.