Medida tem como base a redução expressiva na demanda por atendimentos de casos de dengue
A Prefeitura de Betim desativa, às 7h da próxima segunda-feira (10), o Centro de Acolhimento Especializado para a Dengue (Centro AED) instalado no Hospital Público Regional – primeiro aberto pela gestão municipal, em fevereiro deste ano, como parte do plano de ações multissetoriais de combate à dengue. A decisão tem como base a redução expressiva da demanda por atendimentos na unidade, bem como em toda a cidade para casos sintomáticos de arboviroses. Além do fechamento do Centro AED do Regional, o município também desativou, nesta semana, a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue da UPA Norte, habilitada especialmente para o atendimento de pacientes com sintomas leves da doença.
Com a desativação dos espaços – o município já havia desabilitado em maio o Centro AED do Teresópolis, também em função da redução da demanda -, os pacientes que apresentarem sintomas leves de arboviroses podem seguir buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, em casos mais agudos, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que operam 24 horas, ininterruptamente.
Balanço de atendimentos
De 21 de fevereiro, quando foi inaugurada, até esta quinta-feira (6), o Centro AED do Hospital Regional prestou assistência para 5.569 pessoas. Na primeira semana de funcionamento do espaço foram atendidos 1.017 pacientes. Em março, foram atendidas 2.136 pessoas. Nesta semana, o Centro AED registrou 104 atendimentos.
Já a Unidade Temporária de Acolhimento da UPA Norte prestou assistência para 6.497 pessoas. Em março, primeiro mês de funcionamento do espaço, foram atendidas 2.665 pessoas. Nesta primeira semana de junho, a unidade recebeu, ao todo, 26 pacientes.