Depois de contemplar, em janeiro e fevereiro, todas as regiões da cidade com grandes mutirões multissetoriais de combate à dengue, a Prefeitura de Betim dá início, nesta quinta-feira (7), a ações pontuais de limpeza e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em toda a cidade. A primeira região a receber novamente os trabalhos será a do Imbiruçu, que terá intervenções nas áreas “mais quentes” apontadas pelo mapa de calor de infestação do inseto e de indicadores de casos de dengue. O mutirão será realizado das 8h às 12h.
A ação envolverá grupos de agentes de combate a endemias, que percorrerão os imóveis fazendo a eliminação e o tratamento focal com larvicida dos focos e criadouros de larvas do Aedes aegypti. Envolverá, também, equipes de limpeza da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), que farão higienização das áreas com descarte irregular de lixo, recolhendo entulhos, pneus, inservíveis e outros resíduos que possam acumular água.
Ao todo, a prefeitura já recolheu nos mutirões de combate à dengue 1.420 toneladas de entulhos de áreas com descarte irregular e recolheu 2.645 sacos de lixo.
As regiões que receberão os próximos mutirões serão definidas semanalmente, conforme os indicadores apontados pelo mapa de calor de incidência da dengue formatado pelo município.