A Prefeitura de Betim concluiu, nesta quinta-feira (30), os serviços de limpeza, capina e roçada no Parque Ecológico Matinha do Ingá, localizado no bairro Bueno Franco. As intervenções, realizadas pelas equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), tiveram início na segunda-feira (27). Os trabalhos mobilizaram cerca de 30 profissionais para recolher diversos resíduos descartados ilegalmente na área de preservação, que possui quadras de esportes, pista de caminhada, jardim para piqueniques e também é o lar de um projeto social, o Circo de Todo Mundo.
Cerca de 20 caminhões com mato e resíduos foram retirados do local. “Por ser uma área de preservação a limpeza é mais complexa. Não esperávamos tanto descarte de resíduos em uma área pública de lazer para os moradores. Essas limpezas geram um custo alto para o município, então é importante que a população cuide bem desses locais e ajudem a preservar”, enfatiza o diretor de Serviços Ambientais da Ecos, Júlio Batista.
Capina
O serviço de capina em Betim é executado diariamente em todas as regiões do município, seguindo um cronograma estabelecido de acordo com a demanda e os ciclos de crescimento da vegetação. Neste mês de novembro, a Ecos e as Gerências Regionais realizaram juntas capina e roçada em 125 vias e 87 equipamentos públicos, em todas as regiões do município. Entre as principais vias, receberam o serviço a avenida Yete, no bairro Icaivera; as avenida Guandu e Fausto Ribeiro, no Bandeirinhas; avenida Bandeirantes, no Filadélfia; avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, no Ingá; avenida México, no Petrovale; e avenida Belo Horizonte, no Jardim Teresópolis.